Ymyrapytã

Projetos Educacionais

Use um leitor de QR code ou acesse https://app.vc/ymyrapyta pelo celular

Você quer ter o SEU app ?
Aqui na Fábrica de Aplicativos você não precisa saber programar, é rápido e fácil
Clique aqui e comece já!


UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS (CCJ - UFPB)
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS - CAMPUS SANTA RITA (DCJ - UFPB)
CENTRO DE REFERÊNCIA EM DIREITOS HUMANOS (CRDH - UFPB)
YMYRAPYTÃ: LIGAS DA MEMÓRIA, VERDADE E JUSTIÇA



CARTA DE APRESENTAÇÃO


João Pessoa, 17 de setembro de 2014


Criado em 2013, o Projeto de Pesquisa Ymyrapytã: Ligas da Memória, Verdade e Justiça, coordenado pelo Prof. Me. Eduardo Fernandes, surgiu como uma das linhas de atuação do Centro de Referência em Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba (CRDH/UFPB), desenvolvendo aí um espaço e tempo próprios de pesquisa e incidência acerca das políticas de memória, verdade, justiça e não repetição do Brasil, sob o histórico Latino-Americano.

Concomitantemente, as atividades de pesquisa deste projeto também são desenvolvidas sob o Programa Institucional de Iniciação Científica da UFPB - inserido no Grupo de Pesquisa Análise de Estruturas de Violência e Direito, coordenado pelo Prof. Dr. Sven Peterke. Os trabalhos se distribuem anualmente e a partir de temas integrados transversalmente à área de concentração que é a Justiça de Transição.

A partir das qualificações que os trabalhos acadêmicos possibilitam, o Projeto de Pesquisa Ymyrapytã: Ligas da Memória, Verdade e Justiça desenvolve trabalho junto à Comissão Estadual da Verdade e da Preservação da Memória da Paraíba, no Grupo de Trabalho sobre Mortos e Desaparecidos Políticos.

Neste mesmo sentido, este Projeto contribui com a Comissão Camponesa da Verdade, que é uma rede de pesquisadores colaboradores da Comissão Nacional da Verdade, em seu Grupo de Trabalho sobre Graves Violações de Direitos Humanos no Campo ou Contra Indígenas. Orientação também presente nas colaborações para com os trabalhos da Rede Latino-Americana de Justiça de Transição, articulação internacional para o monitoramento das políticas de justiça de transição na América Latina.

Entendendo que o monitoramento de políticas é importante para a efetivação de direitos, este projeto, ressaltando a importância da sociedade civil, compõe o Comitê Paraibano Memória, Verdade e Justiça, que é uma articulação para promoção do direito à memória e à verdade a nível local e estadual.

Dito isto, o Projeto de Pesquisa Ymyrapytã: Ligas da Memória, Verdade e Justiça está permanentemente aberto a colaborações, aproximações e articulações para fortalecimento e efetivação da Justiça de Transição no Brasil, local, regional e nacionalmente.

Denunciar este App Suporte