Tarthang Tulku Rinpoche

Figuras Públicas

Use um leitor de QR code ou acesse https://app.vc/tarthangtulkurinpoche pelo celular

Você quer ter o SEU app ?
Aqui na Fábrica de Aplicativos você não precisa saber programar, é rápido e fácil
Clique aqui e comece já!

Como um dos últimos remanescentes que recebeu uma educação completa por grandes mestres da Tradição Nyingma antes de 1959 quando o Tibete foi tomado pela China, o lama tibetano Tarthang Tulku veio para o Ocidente com essa missão especial de contribuir para a propagação do Budismo. Após sair do Tibete, viveu em Benares na Índia, onde ensinou e publicou textos raros budistas até migrar para os Estados Unidos em 1969.
Desde então tem se dedicado a um enorme trabalho de preservação da cultura tibetana, imprimindo livros que são doados anualmente para os praticantes orientais, além de transmitir os benefícios da filosofia budista aos ocidentais.
Logo que chegou ao ocidente, se instalou em Berkeley na California, onde iniciou suas atividades ensinando. Um de seus primeiros projetos foi o Tibetan Aid Project - TAP, que serve as necessidades da comunidade de refugiados tibetanos, assim como mantêm até hoje a missão de reconstruir, preservar, fortalecer e perpetuar a herança espiritual e cultural do Tibete para o benefício do povo tibetano e de toda a Humanidade.
Em 1963, Tarthang Rinpoche havia fundado a Dharma Publishing em Varanasi, na Índia, um dos lugares sagrados do budismo tibetano. Em 1971, a editora mudou para a California. O principal objetivo da Dharma Publishing é imprimir e distribuir os ensinamentos do budismo tibetano, assim como trazer esses ensinamentos para o Ocidente.
Em 1972, estabeleceu o Nyingma Institute de Berkeley. Organizações irmãs foram estabelecidas posteriormente no Brasil, Alemanha e Holanda. Os vários institutos oferecem práticas, aulas, workshops, e retiros baseados nos ensinamentos e livros de Tarthang Tulku.
Em 1983, estabeleceu o projeto Yeshe De, com o objetivo de produzir e distribuir textos sagrados do budismo tibetano a comunidades praticantes. Estes textos são distribuídos a monges budistas, monjas e leigos praticantes na Cerimônia Anual pela Paz Mundial, que é outro projeto de Tarthang Tulku que acontece em Bodh Gaya na Índia, desde 1990 e que reuni hoje todas as escolas do budismo tibetano numa grande cerimônia que acontece anualmente. 20 milhões de textos ? já foram doados a monastérios e comunidade budista, assim como imagens sagradas e rodas de oração.
Tarthang Tulku Rinpoche atualmente vive no norte da Califórnia, no monastério chamado Odiyan, construído em forma de uma mandala tridimensional, semelhante ao primeiro monastério tibetano. Rinpoche é um visionário pensador que se dedica à compreensão da mente e do coração humano.
Tarthang Tulku já escreveu mais de 40 livros que cobrem uma ampla variedade de tópicos, incluindo Meditação, Kum Nye (Yoga Tibetano), a série Psicologia Budista Caminhos da Habilidade (trazendo práticas budistas para o trabalho), a série Tempo, Espaço e Conhecimento.
Entre os projetos atuais da Tarthang Tulku estão o Centro de Pesquisa Mangalam para estudos eruditos dos idiomas ligados aos ensinamentos do Buda, e o Dharma College, a primeira faculdade dedicada ao estudo da mente com base nos ensinamentos budistas.

Denunciar este App Suporte