talento surfinia

Festas

Use um leitor de QR code ou acesse https://app.vc/surfinia pelo celular

Você quer ter o SEU app ?
Aqui na Fábrica de Aplicativos você não precisa saber programar, é rápido e fácil
Clique aqui e comece já!

Você é daqueles que ainda acredita na (Mc)lenda da responsabilidade social do McDonald´s? Não se engane mais. Isso não passa de mais um "conto da carochinha". Afinal, não precisa ser vidente ou especialista para perceber que o sorriso maroto do palhaço Ronald McDonald (que não é tão bonitinho assim!!!) esconde uma faceta mentirosa: a da irresponsabilidade social.

O McDonald´s, apesar de ter consciência de suas obrigações para com o meio no qual está inserido, não as pratica. Prefere a mentira. Ultimamente, o que ele tem praticado, na verdade, é uma responsabilidade social de fachada. Enquanto o McDonald´s finge que faz, o mercado finge que acredita. É muita conversa fiada, muito blá-blá-blá e quase nenhuma ação concreta. Responsabilidade social que é bom, nada.

Com o intuito de atrair mais consumidores, o McDonald's passou a promover seus produtos como sendo saudáveis (o que é uma (Mc)mentira deslavada!!!), mediante ações de marketing cínicas e mentirosas. Ora, todos nós sabemos que os lanches do McDonald´s fazem mal à saúde. Além de serem altamente ricos em gordura, açúcar e sal, e pobres em fibras e vitaminas, contém muitos aditivos químicos na sua composição, o que pode causar inúmeras complicações médicas, como hipertensão arterial, diabetes, câncer de mama, esôfago e estômago, doenças cardiovasculares, além de ser responsável por danos irreparáveis à saúde emocional de jovens e crianças em fase de crescimento.

Além de incentivar o consumo compulsivo de carne (recordista de acidentes por intoxicação alimentar), por algum tempo, em alguns países da Europa, o McDonald's chegou a alimentar frangos com soja geneticamente modificada que, posteriormente eram vendidos a seus clientes como Chicken McNuggets e hambúrgueres McChicken. Depois de ser desmascarado pelo Greenpeace, a rede de lanchonetes passou a alimentá-los com ração livre de trangênicos. Precisou que uma ONG interviesse para que a rede de lanchonetes voltasse a trás no seu intento escabroso. Pode ter certeza, se isto não tivesse vindo à tona, o McDonald´s estaria vendendo seus Chicken McNuggets e hambúrgueres McChicken à base de soja trangênica livremente em países onde o mesmo é liberado.

Então, cadê a Responsabilidade Social do McDonald´s?

De tudo que o McDonald's tem feito, muito pouca coisa visa resguardar o direito das pessoas, em especial de crianças e adolescentes, de terem uma alimentação nutritiva, bem como hábitos alimentares saudáveis, permitindo assim um desenvolvimento sadio e com qualidade de vida. Em geral, as poucas mudanças no cardápio e nos ingredientes dos produtos, como a adoção de saladas, carne branca e molhos light, são meras tentativas do McDonald's de desarmamento da concorrência e de aumento dos seus lucros.

Por outro lado, os empregados, além de muito mal pagos, são forçados (por não terem muitas opções de emprego) a aceitar passivamente a (Mc)exploração do McDonald´s. Além de terem que conviver com a pressão e o stress do dia-dia (que já é insuportável!), a falta de empregados faz com que os contratados trabaIhem sempre mais e num ritmo cada vez maior, o que, muitas vezes, tem provocado acidentes de trabalho, em especial queimaduras. Não obstante, estimula a competição entre os funcionários (quem nunca reparou naqueles painéis de eleição do funcionário do mês?), que, na prática, não agrada funcionário algum.

Certamente, só por esses breves motivos, o McDonald's não poderia ser considerado uma empresa responsável socialmente. O que ele quer, é que todos acreditem que o McDonald's se interessa pela saúde e qualidade de vida de seus consumidores e funcionários, que é responsável socialmente. Ou seja, tudo o que, na realidade, ele não é. O que ele estão interessados mesmo é no crescimento das vendas e que se dane a responsabilidade social.

Para reforçar a imagem cínica de bom moço e de empresa responsável, o McDonald's realiza uma vez por ano o "McDia Feliz" e, como num passe de mágica, passa a ser exemplo (certamente de irresponsabilidade social) para as demais empresas. Na verdade, esse tipo de campanha não tem valor algum. Não passa de uma ação de marketing falaciosa, oportunista e interesseira. Serve apenas para ludibriar a opinião pública e as pessoas leigas.

É muito fácil fazer uma campanha social e bancar o responsável socialmente. Ao invés de gastar milhões de dólares em publicidade tentando cultivar uma imagem (falsa, por sinal!!!) familiar e acolhedora, o McDonald's deveria falar menos e praticar mais, colocar a "mão na massa" e praticar aquilo que vem bancando (cinicamente) por aí, afinal, poucas são as empresas que realmente são responsáveis socialmente. Certamente, o McDonald's não é uma delas. Chega de (Mc)mentira! Chega de (Mc)hipocrisia.


]]]]]]]]]]]]]]]]]]

Denunciar este App Suporte