Diretrizes Curriculares para Educação Básica

Projetos Educacionais

Use um leitor de QR code ou acesse https://app.vc/refletirparaaprimorar pelo celular

Você quer ter o SEU app ?
Aqui na Fábrica de Aplicativos você não precisa saber programar, é rápido e fácil
Clique aqui e comece já!

Bem, como estou fazendo meu trabalho de forma individual e estou gostando muito dessa disciplina vou referendar as potencialidades comunicativas das duas escolas que trabalho.
Primeiramente gostaria de destacar os motivos pelos quais elegi certas abas para meu app. Todas as abas tratam sobre as diretrizes nacionais curriculares para a educação básica. Achei esse assunto importante para compartilhar algumas pesquisas que fiz sobre as diretrizes curriculares com meus colegas professores das escolas que trabalho e colegas do curso de pós graduação.
Utilizei o Youtube e postei um vídeo que apresenta as diretrizes curriculares para a educação infantil. Pretendo mostrar esse vídeo para meus colegas que trabalham com a educação infantil e muitas vezes não param para estudar sobre as leis que regulamentam o ensino na educação infantil.
Também, coloquei no meu app um álbum de imagens e postei algumas fotos de uma das escolas que trabalho: semana da pátria e fotos do aniversário da escola.
Criei uma lista de textos para postar os textos que escrevi para essa disciplina e também alguns textos que pesquisei sobre as diretrizes e achei interessante para as escolas que trabalho. Do tipo: a regulamentação da lei para o ensino de 9 anos, já que isso está sendo implementado na escola gradualmente: a cada ano a escola está inserindo um ano (série) a mais, no ano passado a escola teve o 8º ano. Esse ano tivemos a implementação do 9 ano.
Não inseri em meu app abas como lojas e lista de preços, pois nas escolas não temos nada até esse momento que necessite ser comercializado. Também, não foi necessário mapas, pois ambas as escolas são de fácil localização a todos.
Quanto as potencialidades comunicativas que existem nas escolas, destaco que uma das escolas que trabalho, a pouco tempo que foi ativada a Internet. Os professores ainda desconhecem as maneiras de se trabalhar utilizando as novas tecnologias de comunicação, ou a REA (recursos educacionais abertos).
O artigo recursos educativos abertos na escola pública brasileira sugerido para essa disciplina traz a seguinte pauta: atualmente a informação está no acesso de um clique e a escola deveria usar essas informações tecnológicas para aprimorar as habilidades de pesquisa dos alunos. Mas que infelizmente essa realidade ainda está muito longe de algumas escolas. E uma das minhas escolas está inserida nessa dura realidade.
Na outra escola é possível de ser inserida nas abas criadas em meu app. É uma escola que utiliza as novas tecnologias utilizadas na comunicação. Durante as aulas os professores utilizam os tablets para pesquisar e fazer trabalhos em sala de aula. Porém, ainda não tínhamos pensado na importância que é criar um app para trabalhar os conteúdos em sala de aula. Os colegas professores não sabiam como é fácil criar um app. Mas eu estou procurando ensinar para meus colegas o que estou aprendendo na disciplina.

Denunciar este App Suporte