PECEVerde

Projetos Educacionais

Use um leitor de QR code ou acesse https://app.vc/peceverde pelo celular

Você quer ter o SEU app ?
Aqui na Fábrica de Aplicativos você não precisa saber programar, é rápido e fácil
Clique aqui e comece já!

Em tempos de cultura digital, o que estamos disponibilizando aos nossos alunos é somente a utilização da internet sem ter certeza de seus fins pedagógicos, como vídeos, filmes e apresentação de conteúdos utilizando recursos multimídia.
O que observamos em nossas escolas são pequenos fragmentos de criação, como o uso do power point para "deixar" a aula mais atraente. E também a construção de vídeos para colocar em páginas do facebook, como meio de mostrar o trabalho que é realizado no dia-a-dia.
A escola ainda utiliza a tecnologia meramente como um instrumento de passagem de informação, não tornando essa tarefa uma construção reflexiva.
Na busca de um recurso midiático que seja de fácil uso e acesso e que otimize os recursos tecnológicos escolares citados acima , criou-se o aplicativo "PECEverde". Nele, alunos, professores e comunidade escolar tem acesso as informações referentes ao ambiente escolar a qualquer momento, podendo acessá-lo facilmente de um dispositivo móvel.
O aplicativo também se torna um exemplo e incentivo para criação de aplicativos pelos próprios alunos, onde estes atuarão como "produtores estéticos" de tecnologia, já que o mesmo pode ser facilmente criado e de forma gratuita.
Segundo Boll (2015), "Os dispositivos midiáticos apresentam o novo, a ousadia e a descontinuidade ensaística junto aos conteúdos escolares, produzindo sentidos e sensações atravessados muito particularmente pelo território educativo e entorno cultural ao que o multivíduo está imerso. Assim, acreditamos na coexistência de uma prática escolar que considere a escrita autoral, a apresentação, a produção e a invenção nas enunciações estéticas colaborando para que a alegria, o prazer e o deslumbramento possam ser apreciados para além do certo e do errado. Acreditamos que as potencialidades do olhar de cada multivíduo em direção ao que lhe é aparente invisível revelem um espect-autor atento, o verdadeiro protagonista da cena educativa, assumindo, por fim, as rédeas da criação.(p.11)
Portanto, a proposta deste aplicativo é compartilhar conteúdos, informações e vivências do cotidiano escolar, estimulando a interação e comunicação entre professor/ aluno, de uma forma mais contextualizada e interessante. Além do mais, queremos estender as "aprendizagens da escola" para fora dela.
Acreditamos que quanto mais a escola se utilizar desses dispositivos midiáticos, tais como tablets, smartphones e celulares, mais enunciações estéticas terão a chance de se fazerem presentes. Hoje não há mais como negar: a comunicação digital abriu fronteiras que o discurso cartesiano havia procurado manter fechado por décadas.
Reconhecendo que cultura é produção ética e estética, é expressão de valores e hábitos, é comunicação e arte de uma sociedade, a cultura digital hoje precisa estar organicamente integrada no ensino escolar e seus PPPs.
Palavras chaves: #midiática #multivíduo #tecnologia # informática #interdisciplinariedade

Denunciar este App Suporte