FACIG - Faculdade de Igarassu

Cursos

Use um leitor de QR code ou acesse https://app.vc/facig_-_faculdade_de_igarassu pelo celular

Você quer ter o SEU app ?
Aqui na Fábrica de Aplicativos você não precisa saber programar, é rápido e fácil
Clique aqui e comece já!

Nas palavras de Fernando Pessoa, quando Deus quer e o homem sonha, a obra nasce. E foi assim, a partir de um sonho que surgiu a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu (Facig). Mas, até conquistar o prestígio que hoje ela desfruta, muita determinação e trabalho foram empregados.



A Faculdade de Igarassu foi idealizada na época em que o fundador, Jurandir Bezerra, ainda era prefeito da cidade. Ciente da importância histórica do município, primeiro núcleo de povoamento do país e por conseqüência detentor de um rico patrimônio cultural e arquitetônico, ele via como incabível a cidade não contar com um pólo formador profissionais qualificados. Além da deficiência de mão-de-obra, a falta de uma instituição superior acabava por obrigar os jovens a se deslocarem até outras cidades para terem acesso a uma graduação.

Mesmo após sair da administração pública, a vontade de construir um centro onde os jovens do litoral norte tivessem acesso a um ensino superior de qualidade persistiu. Dessa forma, em 1996 a Associação Igarassuense de Educação e Cultura (AIEC) foi credenciada junto ao Ministério da Educação para prestar serviços de ensino. Dentre os objetivos estabelecidos, constavam:

- promover a educação, a ciência, a cultura e a arte a serviço da comunidade
- formar e aperfeiçoar profissionais, técnicos, professores e pesquisadores
- promover a pesquisa científica, tecnológica e artística
- contribuir para o estudo dos problemas sócio-econômicos da comunidade, pondo ao alcance dela cursos e serviços
- promover a integração comunitária, desenvolvendo atividades sócio-culturais valorizando a cultura e a história

Já em 26 de junho de 1998, sob a portaria nº 584, a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu obtinha autorização do Ministério para funcionar, tendo a Aiec como mantenedora. Era um dos primeiros e mais decisivos passos dado. Sob a orientação do seu idealizador a jovem equipe administrativa foi guiada para o prédio onde seria construída uma das maiores faculdades da região. Quem hoje entra na sede da Facig, dificilmente imagina que ela se ergueu de uma antiga fábrica de parafusos e que as 44 salas de aula atuais, começaram de apenas oito.

O primeiro vestibular foi realizado em agosto de 1998 e os alunos aprovados preenchiam as três turmas iniciais, sendo duas de Administração e uma de Licenciatura em Matemática. Posteriormente, vieram as graduações em Ciências Contábeis, Pedagogia e, mais recentemente, Bacharelado em Direito, aprovado em 2006. E é mantendo a coragem para enfrentar novos desafios que ao completar dez anos, a Faculdade passa a oferecer, também, o Ensino a Distância, fazendo cumprir novamente o seu papel de agente democratizador da educação.

Ao longo desses anos de trabalho, a Facig fez da troca de conhecimentos e experiências entre alunos, professores e funcionários, uma constante. Isso porque o grupo entende que o maior e mais valioso capital que pode existir é o humano e que o saber só pode ser construído de maneira conjunta. Aliás, foi essa visão humanista da educação que rendeu a Facig a declaração de entidade sem fins lucrativos e de utilidade pública municipal, título conferido pela Câmara de Igarassu sob a lei nº 2273/98.

Entretanto, o histórico da Facig não termina aqui. Sempre buscando atualizar-se e fazer-se notar como uma instituição com visão estratégica e inovadora, a trajetória da faculdade pode ser mais bem entendida através dos inúmeros casos de sucessos de todos aqueles que todos os anos passam pela Faculdade.

Denunciar este App Suporte