Escola Digital

Professores

Use um leitor de QR code ou acesse https://app.vc/escoladigital pelo celular

Você quer ter o SEU app ?
Aqui na Fábrica de Aplicativos você não precisa saber programar, é rápido e fácil
Clique aqui e comece já!

O App Escola Digital é um dispositivo que tem por objetivo contribuir para a inclusão digital escolar, pois instrumentaliza o professor quanto às potencialidades da cultura digital na escola, quanto ao uso das #REA’s (Recursos Educacionais Abertos), quanto ao tema da #cyberinfância, além de trazer informações relevantes a respeito da Educação Ambiental.
A necessidade de despertar o interesse do aluno é o desafio de muitas escolas hoje. Compreender que os educandos mudaram, assim como as tecnologias. Nossos alunos nasceram na era digital e devemos aproveitar isso para aproximar a escola das tecnologias e mostrar que com as mídias e internet o conhecimento se amplia através da pesquisa, inclusive o que se trata na escola.
Em cada aba o usuário encontra informações ou #links sobre conteúdos digitais que trazem subsídios para que as tecnologias sejam inseridas no cotidiano escolar, sejam na forma de dicas de projetos, informações sobre cyberinfância, vídeos que mostrem as potencialidades do uso das tecnologias nas escolas ou que possam ser apresentados para as crianças.
A escola é um ambiente com grande potencial para agregar a cultura digital, no entanto, sabemos que isso não acontece de forma efetiva nas instituições. Os alunos nasceram na era digital, mas muitos dos professores não. Conforme afirma Veen e Vrakkimg (2006), “a escola é analógica e o aluno, (..) é digital.” . Ainda trabalhamos analogicamente, com nossas aulas dialogadas e explicativas, mostrando nosso analfabetismo digital, desconsiderando que há um mundo digital onde estamos imersos e aprendendo. Essa diferença de geração digital promove um atraso tecnológico no ensino público. Outro fator que contribui nesse sentido é a burocracia das políticas públicas, dificultando o acesso das escolas à internet de banda larga gratuita.
Os desafios dos quais nós professores somos colocados diariamente, desperta a necessidade com que tenhamos que repensar a todo instante: Como estamos atuando enquanto educadores diante de tantas tecnologias? Será que estou no caminho certo? Será que estou fazendo da melhor maneira?
Para Perrenoud (2000), algumas formas de dar aula desapareceram lentamente, enquanto outras assumem uma crescente importância. Sendo assim, este aplicativo advém da necessidade de trabalharmos para uma educação em que os alunos atuem como colaboradores, que sejam agentes ativos no processo de ensino-aprendizagem, críticos e reflexivos. A educação não pode ficar atrelada a currículos e conteúdos dissociados da realidade do aluno. Logo nosso aplicativo, intuitivamente, será usado como uma ferramenta de auxílio para professores a encontrar algumas respostas as suas reflexões e desafios apresentados sobre seu oficio, de tal maneira que caminhe de encontro entre o Currículo e a cultura do educando, estabelecendo conexões que façam sentido na vida do aluno.


Referências

BOLL, Cìntia Inês. Os dispositivos midiáticos na cultura digital: a ousadia enunciada em uma estética que potencializa eu, você e todos os outros que quiserem participar.

BOLL, Cíntia Inês; MELO, Rafaela da Silva. Cultura Digital e Recursos Educacionais Abertos (REA): mídias móveis e desafios contemporâneos.


PERRENOUD, Philippe, Dez novas competências para ensinar / Philippe Perrenoud; trad. Patrícia Chittoni Ramos. – Porto Alegre: Artmed, 2000.





Hashtag

#cyberinfância
Cyber infância configura-se na infância “daqueles que estão conectados à esfera digital dos computadores, da Internet, dos games, do mouse, do self-service, do controle-remoto, dos joysticks, do zapping” (DORNELLES, 2005, p.80). De acordo Dornelles (2005), essa infância muitas vezes é assustadora e é vista como perigosa, pois ela nos escapa, ou seja, vê-se um perigo nessa infância por ainda não ter se produzido um saber suficiente para controlá-la ou até mesmo porque não se consegue governá-la.

#REA’s
REA são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa, fixados em qualquer suporte ou mídia, que estejam sob domínio público ou licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros.
Todo e qualquer conteúdo que seja utilizado para fins educacionais podem ser REA. São livros, planos de aula, softwares, jogos, resenhas, trabalhos escolares, vídeos, áudios, imagens e outros recursos compreendidos como bens educacionais essenciais ao usufruto do direito de acesso à educação e à cultura.
A ideia principal por trás dos REA é que qualquer coisa que você publique pode ser utilizada e recombinada por outras pessoas, aumentando o conhecimento de todos. Como blocos que podem ser conectados por pessoas diferentes, em locais diferentes e de modos diferentes, para satisfazer uma necessidade específica de conhecimento.

#links
Link um link é o "endereço" de um documento (ou um recurso) na web. Link nos sistemas de gerenciamento de dados, é um link com ponteiro para outro registro. Você pode Link (conectar) um ou mais registros inserindo links. Em comunicações, link é uma linha ou um canal através do qual os dados são transmitidos.

Denunciar este App Suporte