EDUCAÇÃO NO CAMPO PARA PROFESSORES

Professores

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A atual demanda da sociedade pelo uso das TIC’s como recursos didáticos na educação está sendo cada vez mais incentivada seja por políticas públicas, seja pelos anseios dos próprios alunos em fazer uso de algo da cultura digital que os cerca no ambiente escolar. Porém, apesar da extensa potencialidade comunicativa dos recursos da cultura digital, essa utilização ainda não é promovida de forma efetiva no espaço escolar e, consequentemente, tira-se ou se inviabiliza a manifestação desses artefatos por alunos e professores.
Ao ponderar sobre essa questão no curso de especialização em Coordenação Pedagógica, promovido pela UFRGS, na disciplina de Praticas e Espaços de Comunicação na Escola, somos convidados a refletir sobre a atividade de comunicação na formação dos professores e, levando-se em conta as formas de incentivar o uso das mídias recorrestes da cultura digital, pensou-se em desenvolver um aplicativo educativo que visa-se a formação de professores da Educação Básica, voltada especificamente para os Diretrizes Operatórias da modalidade Educação no Campo. Tal objetivo se justifica pelo crescente estímulo ao uso das TIC’S e sua interação às praticas educativas que utilizem dispositivos digitais nos espaços educativos. Sendo assim, na realização da concepção do aplicativo, pensou-se na fácil aplicabilidade e manejo de alguns recursos que são de conhecimento de muitos professores por serem bastante populares, ou seja, optou-se pela simplicidade e não pela complexidade.
Dessa forma, em uma escola do campo a potencialidade comunicativa dos recursos e conteúdos facilitaria a troca de experiências e propostas das práticas, já que muitos professores têm pouco tempo para tomar conhecimento e refletir sobre suas atividades e a dos colegas. Pensando também na participação dos professores, dos alunos e da comunidade como um todo que forma a territorialidade coletiva da escola, como definido no artigo “Os dispositivos midiáticos na cultura digital: a ousadia enunciada em uma estética que potencializa eu, você e todos os outros que quiserem participar”, de Cíntia Boll, o propósito de ampliar e viabilizar as atuais formas de comunicação, proporcionada pelos dispositivos tecnológicos, possibilitaria também uma aproximação e compartilhamento um trabalho pedagógico fundamentado na reflexão e não somente no conhecimento instrumental da tecnologia.
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