Educação em Destaque

Professores

Use um leitor de QR code ou acesse https://app.vc/educacao_em_destaque pelo celular

Você quer ter o SEU app ?
Aqui na Fábrica de Aplicativos você não precisa saber programar, é rápido e fácil
Clique aqui e comece já!

Dentre tantos desafios enfrentados pela escola na atualidade, a necessidade de cativar os estudantes aos estudos é com certeza um dos principais. Afinal, presenciamos uma #criseeducacional onde o desinteresse é gritante, o desprestígio dos professores se reverte em todos os tipos de agressões verbais, emocionais e até mesmo físicas. Sabe-se que parte significativa desse problema é resultado da situação econômica-social do nosso país, da falta de perspectivas e da vida desestruturada de muitas crianças. Mas também, é preciso salientar que o outro lado desse problema está centrado na própria escola, na dificuldade e até mesmo rejeição na adoção de novas e inovadoras técnicas e recursos de ensino.
Nesse sentido, Bastos e Nardi (2008) apontam que existe um desinteresse por parte dos gestores de políticas públicas, resultando na baixa qualidade da educação para a população e ausência de condições institucionais para o desenvolvimento dos professores. Isso por que, muitas vezes, não se criam condições a fim de favorecer o envolvimento dos educadores em atividades que visem o seu aperfeiçoamento profissional.
Diante desses aspectos, questiona-se: Como fazer da escola um espaço compatível com a era digital diante de tantas carências? Afinal, qualquer tipo de #inovação requer condições materiais e institucionais para sua realização. A inovação pressupõe melhorias, no entanto, é preciso que seja viável, atraente e sustentável a partir dos recursos existentes.
Outro aspecto a ser observado é a necessária inclusão dos educadores nesse meio, já que muitos pertencem a era analógica e tem dificuldades no uso e adoção de determinadas #tecnologias. Nesse contexto, pensa-se que é preciso conhecer para utilizar, ninguém fará uso de um recurso em sua sala de aula sem conhecê-lo, sem apreciar suas potencialidades e possibilidades.
Frente a essa situação, visualiza-se uma oportunidade para que o #coordenador pedagógico possa não somente fazer uso dos recursos digitais para contribuir com seu trabalho/comunicação com os professores, mas também criar um espaço para que esses educadores possam interagir com essas tecnologias conhecendo-as e explorando-as. Essa ação possivelmente resultará na adoção de tais recursos em outros momentos inerentes ao processo de ensino-aprendizagem.
Desta forma, o #aplicativo Educação em Destaque foi criado com o objetivo de facilitar o acesso dos professores a informações importantes para o cotidiano escolar. Nesse aplicativo, criado por coordenadores pedagógicos, estão inseridos recursos que podem contribuir para a atualização dos professores, tanto com relação a #recursos educacionais, quanto com relação a notícias e estudos recentes no âmbito educacional. Com isso, aqueles que não dispõem de tempo/condições para frequentar cursos de aperfeiçoamento e formação profissional terão à mão um recurso que, em qualquer hora e local, poderá ser utilizado desde que se tenha acesso à internet.
A estruturação do aplicativo se dá da seguinte maneira: nas primeiras abas o educador poderá acessar algumas das leis e diretrizes relacionadas à Educação Brasileira. A seguir, traz alguns vídeos com relatos de experiências bem sucedidas, entrevistas e palestras, que poderão motivá-los a modificar sua metodologia de trabalho, ousar, criar, fazer diferente. Nas abas " Ler e Refletir" e "A diversidade na Educação" estão disponíveis materiais cuja leitura pode contribuir para o esclarecimento de dúvidas, sugerir propostas de trabalho, assim como contribuir na discussão e reflexão da prática pedagógica. Por fim, o aplicativo traz a possibilidade de acesso às informações dos portais UOL – Educação; Portal Brasil e INEP, permitindo ao educador atualizar-se diariamente.
Não se tem a pretensão de supor que tal aplicativo irá suprir todas as carências dos educadores com relação à sua formação/ atualização, mas imagina-se que pode contribuir para minimizar tais carências. Além disso, pode servir como um canal para a disponibilização de materiais do coordenador para sua equipe de professores agilizando, por exemplo, as reuniões pedagógicas.

REFERÊNCIA:
BASTOS, Fernando; NARDI, Roberto. Debates recentes sobre formação de professores: considerações sobre contribuições da pesquisa acadêmica. In: BASTOS, Fernando; NARDI, Roberto (org). Formação de Professores e Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências: contribuições da pesquisa na área. São Paulo: Escrituras, p.13-31, 2008.

Denunciar este App Suporte