DCN - Ensino de 9 anos

Trabalhos Escolares

Use um leitor de QR code ou acesse https://app.vc/dcn_-_ensino_de_9_anos pelo celular

Você quer ter o SEU app ?
Aqui na Fábrica de Aplicativos você não precisa saber programar, é rápido e fácil
Clique aqui e comece já!

O contexto escolar compreende a coletividade territorial de professores, funcionários e alunos, todos “que se frequentam fisicamente” (LEMOS & LÉVY, 2010) e que estão envolvidos pela cultura digital, e, portanto, estão aproveitando as funcionalidades dos possíveis espaços comunicativos virtuais.
Os espaços comunicativos virtuais mais acessados/utilizados por nossas escolas são as FanPages da escola e os grupos de turmas no facebook, sendo que esses mecanismos, permitem cada vez mais uma redimensionamento das informações e da conectividade. Em relação às expressões comunicativas que estão sendo oportunizadas aos nossos alunos, verifica-se que cada vez mais, tanto por parte dos docentes como por parte dos discentes, uma interatividade significativa na Web. Há movimentos de fazer uso das mídias, no entanto, ainda não estão presentes “formalmente” no currículo escolar, sendo que isso, necessita ser melhor explorado no ambiente escolar, instrumentalizando tanto professores como alunos a respeito das possibilidades que se tem em tempos de cultura digital. A possibilidade de trabalhar com App, como o desenvolvido pelo nosso grupo, é um bom exemplo.
Em tempos de cultura digital, explorando espaços comunicativos na nuvem, construímos o App DCN – Ensino de 9 anos, contendo textos relativos ao Ensino de 9 anos, informações sobre formação continuada relativa ao mesmo tema, álbum de fotos, lista de vídeos, página do facebook e galeria de áudios. Nosso App também pode ser visto como espaço interativo e, portanto, comunicativo.
A organização do App é de criação do GRUPO SANTA POLI, o qual entende a comunicação como essência do ser humano, do indivíduo, e este indivíduo hoje, visto como multivíduo, um “eu” dilatado (CANEVACCI, 1996) capaz de criação autoral, capaz de ser espect-autor.
Diante dessa possibilidades questiona-se: A escola, enquanto espaço territorializado, se aproxima à novas formas de criação e comunicação? Como a atividade estética nesse contexto comunicativo se esparrama nos espaços escolares? Como vem ocorrendo esse redimensionamento da conectividade das informações? O que se tem certeza é que tudo vem se (re) organizado de uma forma muito acelerada. No entanto, ainda não se tem a real dimensão de como a cultura digital e as novas experiências educativas se concretizam nos espaços escolares.


#ensinode9anos #culturadigital #multivíduo #espect-autor

Denunciar este App Suporte