Cultura Digital na Educação Ambiental

Projetos Educacionais

Use um leitor de QR code ou acesse https://app.vc/cultura_digital_na_edu_ambiental pelo celular

Você quer ter o SEU app ?
Aqui na Fábrica de Aplicativos você não precisa saber programar, é rápido e fácil
Clique aqui e comece já!

Vivemos em uma era onde as tecnologias estão avançando com muita rapidez. Certamente é tarefa primordial da educação formal atrelar os conhecimentos e aprendizagens que circundam no espaço escolar às vivências, experiências e informações constantes que os jovens estudantes de hoje compartilham através de uma comunicação midiática tão natural e presente em suas vidas.
Nesse sentido é preciso criar estratégias educativas em que sejam potencializadas as articulações entre a educação formal e a cultura digital, possibilitando através dos recursos midiáticos a participação mais livre e comunicativa, num ambiente virtual de interação, trocas e construção de saberes.
O APP Cultura Digital na #Educação Ambiental tem como objetivo principal contribuir com o professor na sua ação pedagógica quanto ao tema Educação Ambiental, questão de grande importância que está sendo discutida dentro e fora das escolas, e que deve ser pensado como sinônimo de cidadania. Ele foi desenvolvido para auxiliar no planejamento referente às aulas, possibilitando ao professor pesquisar sobre o assunto através de suportes teóricos e sugestões de textos, links com sites e atividades virtuais levando sugestões da cultura digital para dentro de sala de aula.
A ideia principal do aplicativo é familiarizar o próprio professor ao ambiente virtual e ao uso do dispositivo midiático. Com as dicas e o suporte viabilizado pelo App, o professor terá contato tanto com os embasamentos teóricos referentes à Educação Ambiental como com a #linguagem midiática, acessando os links, interagindo nos sites indicados e acessando o glossário de termos usuais da linguagem digital, enriquecendo a sua própria vivência em cultura digital. Ainda, vale a pena destacar a facilidade de acesso às informações que um aplicativo deste proporciona ao usuário, tendo em vista que bastam alguns “toques” para que o conteúdo apareça, otimizando, assim, o seu tempo.
Na cultura digital a comunicação ocorre tanto na parte crítica como na técnica de uma forma coletiva. Os indivíduos buscam conexões que garantam o contato comunicativo constantemente. Antigamente o conhecimento era passado de forma limitada, acabada, com noção de certo e errado. No século XXI, toma outra proporção, é necessário que o aluno saiba aprender, conviver e empreender. Deste modo o professor, ao negar esse espaço de interação midiática perde espaço no processo de formação intelectual, pois ainda está arraigado a uma educação formal pré estabelecida, fechada.
Com o passar dos tempos a linguagem midiática vem trazendo cada vez mais recursos tecnológicos para que os alunos possam trabalhar e construir aprendizagens. Quanto mais recursos como dispositivos móveis, tablets, smatphones e celulares forem utilizados mais a escola aproximará os alunos da #cultura digital.
A cultura digital traz novas possibilidades aos professores de conexão entre os estudantes e as mídias ampliando os recursos na sala de aula, além do processo de criação e comunicação estética. Com isto se expande o acesso ao conhecimento. É preciso dar espaço ao novo e ter ousadia na utilização dos recursos midiáticos como, por exemplo, a criação e uso dos aplicativos no ensino escolar. Mas para isso é necessário que os sujeitos envolvidos no processo educativo objetivem escolas mais dinâmicas, ativas, criadoras e abertas ao desafio. Consequentemente, poderão fazer com que seus alunos/ #multivíduos cognoscentes, estejam envolvidos, sejam autores do seu próprio conhecimento, retomando o prazer do estudo de forma coletiva.
A escola precisa deixar de ser analógica, pois nossa sociedade é digital, faz-se necessário preparar as crianças para a cultura do século XXI, e assim ter sucesso no mundo de amanhã. Um mundo em que todos possam participar estabelecendo novas formas de aprender.

Denunciar este App Suporte