Constelações: Formação: Cultural: Arte: Pedagogia

Projetos Educacionais

Use um leitor de QR code ou acesse https://app.vc/constelacoespotenciaispedagogia pelo celular

Como um mapa do céu noturno, uma carta celeste foi traçada para a jornada pelas constelações presentes no universo da formação cultural e artística dos estudantes de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. A pesquisa de natureza etnográfica buscou formular hipóteses, conceitos e teorias, descrevendo e transcrevendo as experiências vividas (não a sua testagem ou tabulação) para o entendimento e a compreensão do desenvolvimento dos processos comunicativos em suas diferentes linguagens, para tentar apreender a realidade na própria interação com o ambiente e com os sujeitos da pesquisa. Seu principal objetivo foi desvelar as marcas na formação cultural e artística dos estudantes do curso de Pedagogia, com olhar específico sobre as disciplinas que focalizam a arte e cultura no currículo da graduação e mapear como essas marcas contribuem como alicerces para o exercício da docência enquanto prática sensível, criativa e a interdisciplinar. Para isso foram pesquisadas as referências culturais e artísticas que os estudantes trazem ao ingressarem na Pedagogia, a formação cultural e artística que apreendem durante o curso e o que levam dessa formação ao sair da graduação. Os dados foram coletados no período de três anos (2015, 2016 e 2017), provenientes de observação participante em sala de aula, questionários específicos, intervenções práticas, entrevistas, documentos e produções dos estudantes participantes da pesquisa. Foi possível compreender a formação cultural e artística como um fio articulador para o exercício de uma docência sensível e criativa, mediado pela arte e pela consciência e intencionalidade de uma prática pedagógica portadora e criadora de cultura, plural e transformadora. As marcas das experiências estéticas no contato com a arte e cultura são apresentadas como potências para o exercício da docência, tanto no sentido da valorização das vivências tornadas conscientes e dos mediadores que as tornaram possíveis, assim como a percepção dos desafios a serem superados no processo de formação cultural e artística dos estudantes de Pedagogia. Nessa jornada, revelam-se e ampliam-se percepções sobre arte, cultura, saberes e a potencialidade do currículo como proposições convidativas à reflexão sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas nas salas de aula dos cursos de Pedagogia.

Denunciar este App Suporte