BS OLINE

Notícias e Comunidades

Use um leitor de QR code ou acesse https://app.vc/bs_oline pelo celular

Você quer ter o SEU app ?
Aqui na Fábrica de Aplicativos você não precisa saber programar, é rápido e fácil
Clique aqui e comece já!

Matéria da reunião de palestra de junho
Edição 2181 - Publicado em 25/Maio/2013 - Página D2
Gosho a ser estudado na reunião de palestra de junho
Com base na explanação do presidente Ikeda, publicada na revista TC, ed. 532, dez 2012, p 59

Os Benefícios do Sutra de Lótus

ENTENDA A FRASE DO GOSHO
“Quanto mais o ouro é aquecido pelas chamas, mais brilhante será sua cor; quanto mais uma espada for amolada, mais afiada se tornará. E quanto mais a pessoa louva os benefícios do Sutra de Lótus, os próprios benefícios aumentarão. Tenha em mente que os 28 capítulos do Sutra de Lótus contêm apenas algumas poucas passagens elucidando a verdade, mas uma grande quantidade de palavras de louvor.” (END, v. V, p. 242-243.)

“Pessoa que louva os benefícios do Sutra de Lótus”
a) Além de afirmar ao seu discípulo Myomitsu que o ato de fazer oferecimentos é o mesmo que propagar o Daimoku do Sutra de Lótus pelo Japão, Daishonin incentiva ainda a esposa de Myomitsu, que apoiou seu marido, enfatizando que perseverar na fé na Lei Mística e empenhar-se pelo Kossen-rufu nos Últimos Dias da Lei é um feito realmente louvável. Louvar os benefícios do Sutra de Lótus inclui o ato de elogiar aqueles que protegem e propagam a Lei Mística.

b)Louvamos o Sutra de Lótus quando mostramos a prova real do poder benéfico da fé no Gohonzon e desejamos compartilhar essa alegria da fé com os outros ajudando inúmeras pessoas a receber o seu Gohonzon. Após 700 anos de fundação do Budismo Nitiren, num momento em que o puro fluxo do budismo corria o risco de se perder totalmente, surgiu a Soka Gakkai que, sob a liderança dos três mestres, levantou-se só e assumiu a nobre missão de louvar os benefícios do Sutra de Lótus por meio da propagação do Gohonzon.

c) Louvar os benefícios do Sutra de Lótus é, em outras palavras, reconhecer profundamente a dignidade inerente à vida dos seres humanos. Aqueles que louvam são indivíduos capazes de transmitir aos outros por meio de suas ações e experiências pessoais que todos são igualmente dotados de um nobre potencial. Ao despertar para esse potencial interior, podemos derrotar a discriminação, fonte fundamental de todo o mal, que surge da escuridão fundamental da humanidade.

“28 capítulos do Sutra de Lótus”
O Sutra de Lótus foi exposto por Sakyamuni nos últimos oito anos de sua vida, isto é, 42 anos após sua iluminação sob a árvore Bodhi. A versão adotada por Nitiren Daishonin é aquela traduzida para o chinês por Kumarajiva compilada em 28 capítulos e denominada Myoho-rengue-kyo.
O Sutra de Lótus nos apresenta o “grande tesouro escondido no coração”, tão vasto quanto o próprio universo que dissipa quaisquer sentimentos de fraqueza. Ele ensina um vigoroso caminho no qual respiramos a imensa vida do Universo e a verdadeira grande proeza da autorreforma. E tem a amplitude e o objetivo de abraçar todas as pessoas no caminho para a paz
Embora o buda Sakyamuni tenha revelado sua iluminação no Sutra de Lótus, ele não mostrou com clareza a Lei para a qual havia se iluminado. Foi Nitiren Daishonin quem revelou essa verdade fundamental nos Últimos Dias da Lei na forma de Nam-myoho-rengue-kyo.

Breve resumo e cenário histórico
- Carta datada de março de 1276.
- Endereçada a Myomitsu, discípulo que, de acordo com o conteúdo da carta, enviava oferecimentos regularmente a Daishonin.
- Os Benefícios do Sutra de Lótus é o único escrito endereçado a este discípulo.
Daishonin inicia este escrito afirmando que a vida é o mais precioso de todos os tesouros e que fazer oferecimentos de alimentos que sustentam a vida também é considerado igualmente importante. Ao começar a carta desta forma, ele presta os maiores elogios a Myomitsu por seus oferecimentos de inestimável valor e por proteger o devoto do Sutra de Lótus, o que lhe trará benefícios inimaginavelmente grandes.
O ato de fazer oferecimentos faz a pessoa alcançar a mais elevada expressão, que é a iluminação. Também, se fizer oferecimentos ao Sutra de Lótus — o ensinamento para atingir a iluminação — manifestará na vida a verdade última, a sabedoria e a benevolência. Por isso, o ato de proteger o devoto do Sutra de Lótus, que expõe e propaga o ensinamento para atingir a iluminação, é extraordinariamente louvável. Daishonin enfatiza sua condição de ser humano comum para demonstrar quão magnificamente o espírito pode brilhar quando o indivíduo se esforça incansavelmente de acordo com a intenção do buda de conduzir todas as pessoas à iluminação.

Explanação do presidente Ikeda

A ANALOGIA DO ESCRITO
Quanto mais o ouro é purificado pelo fogo, mais luminoso se torna. Quanto mais a espada é afiada, mais fino será seu fio. Quanto mais se louva os benefícios do Sutra de Lótus, mais aumentam os próprios benefícios.
O que o Buda Nitiren quis dizer
Com essa analogia, Nitiren Daishonin incentiva Myomitsu e sua esposa afirmando que o ato de Myomitsu fazer oferecimentos é o mesmo que propagar o Daimoku do Sutra de Lótus pelo Japão.
Qual é o benefício da dedicação
Nitiren Daishonin explica que quando as pessoas de todos os cantos da Terra estiverem recitando Nam-myoho-rengue-kyo, todos os grandiosos benefícios serão, com certeza, revertidos para Myomitsu. Não só ele desfrutará de imensos benefícios tão vastos como o grande oceano ou o Monte Sumeru mas também receberá a proteção absoluta das divindades celestiais (END, v. V, p. 242).
O que consta no Sutra de Lótus
No Sutra de Lótus, em si, há apenas algumas páginas que elucidam a essência da Lei. No geral, pode-se dizer que seus 28 capítulos são dedicados quase inteiramente à descrição de uma multidão de seres vivos louvando os benefícios da Lei da Iluminação Universal. A começar pelo buda Sakyamuni, por Muitos Tesouros e pelos Budas das Dez Direções, todos os seres vivos louvam em uníssono e direcionam a humanidade a aceitar e abraçar a Lei Mística. Quando lido em termos do significado oculto na profundidade de seu texto, todo o Sutra de Lótus exalta o poder benéfico do Nam-myoho-rengue-kyo.
Isso significa que
A pessoa que enaltece, propaga e recita a Lei Mística (o Sutra de Lótus) enche a vida de benefícios, e ao elogiar aqueles que protegem e propagam a Lei Mística ela faz aumentar ainda mais esses benefícios.

Conclusão
Nós, que protegemos a Lei Mística, acreditamos que todas as pessoas – tanto nós mesmos como os outros – possuem naturalmente o supremo estado de Buda. Quando nos esforçamos como emissários e discípulos do buda, recitando o Daimoku do Sutra de Lótus por nós mesmos e incentivando os outros a fazer o mesmo, expandimos a filosofia do genuíno respeito pela dignidade da vida por todo o mundo e enriquecemos o planeta com a benevolência budista.

Denunciar este App Suporte