Biolution

Trabalhos Escolares

Use um leitor de QR code ou acesse https://app.vc/biolution pelo celular

Você quer ter o SEU app ?
Aqui na Fábrica de Aplicativos você não precisa saber programar, é rápido e fácil
Clique aqui e comece já!

Esse aplicativo foi desenvolvido por Ana Flavia Mesquita, Ana Gabriela Petinelli, Claudia Rubio, Marcos Elias, Sarah Ramos e Victor Miguel, corpo discente do Colégio Santo Antônio em Belo Horizonte, sob a orientação de Maria Helena, corpo docente da mesma instituição de ensino, com o intuito de desenvolver e facilitar o acesso ao conhecimento do processo evolutivo dos seres vivos com enfoque em seus principais sistemas.
Como base de pesquisas foram utilizados o livro didático utilizado pelo colégio no presente ano e o acesso ao site "Só Biologia".

Um pouco sobre essa Evolução...
Os poríferos não possuem sistema circulatório. Já os cnidários desenvolveram uma cavidade gastrovascular responsável pela digestão e distribuição do alimento pelo seu corpo. Os platelmintos desenvolveram uma cavidade gastrovascular mais ramificada, que se comunica com o exterior através da boca. Já os nematelmintos possuem duas cavidades, uma para a entrada dos alimentos e outra para a saída de seus resíduos. Com os moluscos surge o sistema circulatório, sendo que alguns indivíduos possuem o fechado (sangue circulando no interior de vasos) e outros possuem o aberto (hemolinfa em contato direto com as células). Nos anelídeos o sistema circulatório é fechado e com uma rede de capilares sanguíneos que irrigam diversas partes do corpo. Já os artrópodes possuem o sistema circulatório aberto, também com hemolinfa. Os equinodermos possuem um sistema ambulacral, multifuncional.
Entrando nos cordados, temos os peixes com coração bicavitário (1 átrio/ 1 ventrículo) e uma circulação simples e completa.
Nos anfíbios há um coração tricavitário (2 átrios/ 1 ventrículo) e uma circulação dupla e incompleta.
Os répteis possuem coração tricavitário parcialmente dividido, com septo parcial (2 átrios/ 1 ventrículo) e uma circulação dupla e incompleta.
As aves e os mamíferos possuem coração tetracavitário (2 átrios/ 2 ventrículos) com circulação dupla e completa.
{Circulação simples → sangue passa só uma vez pelo coração
{Circulação dupla → sangue passa duas vezes pelo coração
{Circulação incompleta → sangue venoso e arterial se misturam
{Circulação completa → sangue venosos e arterial não se misturam

Denunciar este App Suporte