Barroco

Trabalhos Escolares

Use um leitor de QR code ou acesse https://app.vc/barrocoartistico pelo celular

Você quer ter o SEU app ?
Aqui na Fábrica de Aplicativos você não precisa saber programar, é rápido e fácil
Clique aqui e comece já!

O Barroco foi uma era que refletiu um certo declínio da Igreja Católica diante da Reforma Religiosa empreendida no século XVI. Na arte se traduz o confronto entre a esfera espiritual medieval e a racionalidade do Renascimento; entre teocentrismo e antropocentrismo, velhos e novos valores.
Esta revolução no estilo, na filosofia e na arte teve espaço no Ocidente, do século XVI ao século XVIII, influenciado pelas tentativas de renovação e pelo fanatismo religioso da Contra-Reforma.

Esta expressão, do português homônimo, tem o sentido de ‘pérola imperfeita’, ou jóia falsa. Ela logo contagiou os idiomas francês e italiano. O movimento barroco amadureceu primeiro nas Artes Plásticas, posteriormente na literatura, no teatro e na música. Seu centro cultural é a Itália, no século XVII, irradiando-se então para a Holanda, a Bélgica, a França e a Espanha. Na América Latina ele foi introduzido neste mesmo período, pelas mãos de viajantes europeus.

No Brasil o barroco surge em 1601, quando se implantam novas medidas no âmbito da colonização e a economia é regida pela produção dos engenhos de cana-de-açúcar, na Bahia. Salvador é a capital brasileira. Neste contexto aparecem grandes nomes, como Gregório de Matos e Antônio Francisco de Lisboa, o Aleijadinho. A obra que deflagra este movimento literário em terras brasileiras é Prosopopéia, de Bento Teixeira. Esta corrente encontra seu fim com a futura ascensão do Arcadismo, em 1768.

Denunciar este App Suporte