A diversidade da Escola do Campo

Projetos Educacionais

Use um leitor de QR code ou acesse https://app.vc/a_diversidade_da_escola_do_campo pelo celular

Você quer ter o SEU app ?
Aqui na Fábrica de Aplicativos você não precisa saber programar, é rápido e fácil
Clique aqui e comece já!

A indústria cultural e o crescente desenvolvimento #midiático na atualidade estão redimensionando a educação ou o seu olhar sobre ela. Existe a necessidade desde o aparecimento das mídias de uma revisão de paradigmas onde se discute não só a dualidade cartesiana entre o que é certo ou errado, mas busca novas formas educacionais principalmente a questão da coletividade. A comunicação estética vem se colocando em pé de igualdade ao lado das questões de análise crítica, de técnica, de formas estruturais, das formas tecnológicas e até mesmo dos caracteres ideológicos em que se apresentam os novos saberes. A atividade estética, ou seja, o uso das redes sociais, as variadas formas de pesquisa como a Wikipédia, a fotografia, vídeos, músicas, cinema entre outras oportunidades, criam sua própria realidade se apresentando de forma positiva e transformadora se ligando aos territórios educativos, ultrapassando até mesmo as questões de temporalidade mostrando-se ainda criativa, imaginativa e prazerosa. Desta forma ela se esparrama se entrelaça aos ambientes escolares influindo nas ações pedagógicos, didáticas e educativas que acabam se aproximando e dando um renovo aos conteúdos cotidianos.
Sendo assim essa nova forma de dialogar possibilita a origem de novos esquemas e símbolos em que os indivíduos se apropriam do exercício autoral, fortalecendo uma simbiose entre sujeito e máquina. E é nesse processo de construção, de criação, que é ao mesmo tempo individual, mas se dispõem em múltiplos “eus” que dão vida ao #multivíduo. Então fica claro que se a escola quer ganhar adeptos mais interativos com os conhecimentos deve se aproximar cada vez mais da cultura midiática. Oferecendo uma educação mais flexível em que conteúdos e conceitos metodológicos se permitam coexistir com as multimídias, onde possam ser agregados valores políticos, éticos e cognitivos e assim ela dará e fará sentido aos inúmeros multivíduo que se intercruzam nos territórios escolares e nos entorno sociais. Inclusive abre possibilidade de ser uma ferramenta muito útil pra os próprios educadores. A criação e o uso de aplicativos direcionados as formações continuada dos docentes. Estes se conectam aos conhecimento pedagógicos interagindo com os serviços de #multimídia alterando a rotina dos usuários facilitando a troca de #aprendizagens coletivas.
Dessa mesma forma até o mundo rural está se inserido neste mundo tecnológico tanto na parte de implementos agrícolas, como no universo das comunicações. Sendo assim o homem do campo tem ao seu dispor duas realidades aquela de mexer com terra que pode ser de modo rudimentar ou não e estar plugado com a interatividade da sociedade urbana. Inclusive comunidades e escolas muito afastadas já utilizam a comunicação via satélite como a educação à distância propiciando uma educação de qualidade. Neste sentido construímos nosso APP de encontro com essas questões salientando um apanhado sobre a realidade da chamada educação do campo no Brasil, contendo vídeos sobre o tema, eventos, textos explicativos sobre a educação do campo, legislação vigente, entre outros. Acreditamos neste tipo de ferramenta como enriquecedora no processo de ensino/aprendizagem de alunos e docentes.


Denunciar este App Suporte